Tornando a Fotografia Acessível: Treinamento de Monitores para o Festival Mês da Fotografia 2023

No intuito de melhorar a acessibilidade e promover uma experiência inclusiva para todos os visitantes, no dia 01/08 aconteceu o treinamento de monitores para o Festival Mês da Fotografia 2023, com coordenação dos especialistas Bárbara Barbosa e Joaquim Barbosa. A imersão dos monitores foi um dos pontos-chave do treinamento, proporcionando uma compreensão mais real dos desafios enfrentados por pessoas com deficiência no cotidiano, principalmente no acesso ao Museu Nacional.

Durante o treinamento, foi destacada a importância da previsibilidade para pessoas com deficiência, pois uma programação bem estruturada e comunicada previamente pode fazer toda a diferença na experiência durante a visitação. Além disso, enfatizou-se a acessibilidade considerada mais importante, que é perguntar como o monitor pode auxiliar a pessoa com deficiência, pois cada indivíduo possui necessidades únicas e específicas.

Um dos temas abordados também foi o “cordão de deficiência oculta”, sensibilizando os monitores para identificar pessoas que podem não apresentar uma deficiência visível de imediato, como: surdez, autismo e deficiências intelectuais, mas que enfrentam obstáculos e barreiras igualmente difíceis. Ao capacitar os monitores com esse conhecimento, o Festival Mês da Fotografia 2023 se compromete a oferecer uma experiência inclusiva, onde a arte da fotografia pode ser apreciada por mais pessoas.

Especialistas:
Site: standwolf.com
Instagram: @abayomi_cult @euentre2mundos

Compartilhe :

Exposições 2023

Pular para o conteúdo