Nossa História

10 edições em busca da valorização das artes visuais e da fotografia

O Festival Mês da Fotografia, foi idealizado no ano de 2010 pela Lente Cultural Coletivo Fotográfico em parceria com a Photo Agência. Desde a sua primeira edição, o evento tem como foco a difusão das artes visuais no Brasil, a propagação de um ambiente que amplie a inclusão visual, o acesso cidadão à manifestações artísticas, à circulação de bens culturais e a diversidade multidisciplinar, que contribuem de forma objetiva para a formação artística e registro da produção fotográfica contemporânea. 

Comprometidos com a potencialização da arte visual, o Festival fortalece produções fotográficas, locais, regionais e nacionais por meio de ocupações urbanas, exposições multimídias, encontros com autores, palestras, workshops, oficinas e publicação de catálogos. Dessa forma, pretende-se conectar pessoas com diferentes vivências e costumes, possibilitando a sensibilização e novos conhecimentos à comunidade.

Desde 2010, a diversidade cultural, a expressão e a memória formam os princípios do Festival Mês da Fotografia. Dessa forma, para que essas premissas sejam reafirmadas, pretendemos romper com a lógica elitista de acesso à arte, estimular o olhar criativo, valorizar as linguagens artísticas e permitir o reconhecimento entre a cultura e os seus pertencentes. Por fim, também reafirmamos a importância em motivar a reflexão e as pesquisas acadêmicas, proporcionando a interação e o diálogo entre os autores e o público

O Festival em números

+ 0
Exposições Fotográficas
+ 0
Ações Formativas
+ 0
Participantes
+ 1 Milhão 0
Público Presencial

Edições anteriores

13 Anos promovento a Fotografia e as Artes Visuais.

Edição

2021

A 9° edição faz um convite à reflexão sobre os rumos que a Semana da Arte Moderna  imprimiu à produção artística brasileira.

Edição

2020

O Festival Mês da Fotografia lança seu olhar para as conexões que se relacionam com o afeto, o espaço, a identidade e o poder na fotografia.

Edição

2018

 A 7° edição do Festival, expõe o tema que está no centro das preocupações do Distrito Federal: a água e o receio em torno de sua escassez.

Edição

2016

A vida em todas as suas dimensões, em todos os seus coloridos, contextos, aspectos e sentimentos, foi interpretada por diversos artistas através da sua sensibilidade. 

Edição

2014

A 5° edição do Festival Mês da Fotografia destacou por meio da riqueza do olhar fotográfico a importância das singularidades do cotidiano feminino.

Edição

2013

A paixão brasileira é retratada pelo o olhar da fotografia na exposição que simboliza o futebol no imaginário popular. 

Edição

2012

Com o tema “O Centro-Oeste, o Homem, a Cultura e o Meio” o Festival apresenta as formas de organização da fotografia enquanto segmento cultural e sua relação com a arte. 

Edição

2011

Como a arte, a cultura e as ações sociais influenciam e são influenciadas pela fotografia, foram o foco das exposições fotográficas de 2011.

Edição

2010

A primeira edição do Mês da Fotografia se dedicou à celebração dos 50 anos de Brasília, destacando desde a arquitetura única da capital até a vivência dos brasilienses.

Exposições 2023

Pular para o conteúdo