16

AGO

15:00

UNB

O Programa Estratégico UnB 2030: desenvolvimento sustentável e inclusivo organizou e participou de diversas ações extensionistas, bem como se engajou em atividades políticas, sociais e de sustentabilidade no primeiro semestre de 2022. Em uma ação conjunta, o Programa Estratégico UnB 2030 e a Coletiva Rodas das Minas produziram relatório para a Special Rapporteur das Nações Unidas sobre a situação de mulheres e meninas no país. Esse relatório faz parte de uma das frentes de ação da ONU na luta global contra violência baseada em gênero e promoção dos direitos humanos, e a contribuição do UnB 2030 abordou isso por meio da implementação da Agenda 2030, em especial do ODS 5 – “Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas”.

Pensando a territorialização dos ODS, o UnB2030 participou na elaboração de propostas e ideias para o Concurso Cultural Como é o DF que você quer?. A proposta do UnB 2030, que poderá estar presente em um plano de Estado do Distrito Federal, incluiu questões sociais e urbanas, como ações de sustentabilidade e de economia criativa. Particularmente neste último, seria possível avançar no acesso democrático a atividades de lazer e cultura, por meio de uma arte inclusiva, que amplie a ressonância das demandas sociais.

O Programa Estratégico UnB 2030 pretende exibir em seu estande, no festival Mês da Fotografia, quatro frentes de trabalhos produzidos pelo projeto entre 2022 e 2023.

Primeiramente, a iniciativa de criação de 3 novos objetivos de desenvolvimento sustentável dada a falta de abordagem dos tópicos e a ideia de territorialização dos ODS, refletindo acerca das problemáticas enfrentadas no Brasil. Assim, será apresentado em interlocução com a temática do evento o ODS 19 (Arte, Cultura e Comunicação). Outro trabalho exposto será o ODS em quadrinhos, uma iniciativa do projeto desenvolvido pela equipe afim de tornar a Agenda 2030 e seus objetivos mais didáticos com foco no público infanto-juvenil. O trabalho conta com ilustrações desenvolvidas por cartunistas e artistas, que dialogam com a temática e evidenciam a visão do artista sobre os ODS. Em seguida serão exibidos documentários e curtas-metragens produzidos pelo projeto que abordam questões de cunho social, tratando da
territorialização dos ODS e de temáticas de interesse dos membros do projeto.

E por fim, a iniciativa ODS Solidário que visa promover ações, conscientização e eventos aplicando os ODS
em situações cotidianas de forma didática e lúdica.

@unb_oficial

Compartilhe :

Exposições 2023

Pular para o conteúdo