©Luiz Nova
Programa de Pré-Aceleração de Novos Negócios Culturais
Quem realiza?
A Photo Agência e a Lente Cultural, em parceria com a Universidade Católica de Brasília (UCB), por meio da Agência de Pesquisa e Desenvolvimento, no uso das suas atribuições institucionais e no âmbito do programa FOTO +LAB – PITCH DAY do Festival Mês da Fotografia 2023, torna público o presente Chamamento para a seleção de equipes de pessoas interessadas em pré-acelerar projetos de empreendedorismo cultural, nos termos aqui estabelecidos.
O que é o Pitch Day?
O FOTO +LAB – PITCH DAY foi desenvolvido com o propósito de estimular profissionais e empreendedores do Distrito Federal – DF, por meio do apoio a um processo progressivo de integração de pessoas, iniciativas, startups, investidores e empresários, de maneira a aproximar demandantes e ofertantes de tecnologias e inovação, em prol do desenvolvimento social, tecnológico e econômico do mercado fotográfico e das artes visuais na região e no País.
O programa tem por objetivo incentivar a criação, o desenvolvimento e a pré-aceleração de negócios inovadores, a partir do estímulo à agregação de iniciativas, em vários níveis, relacionadas ao desenvolvimento da inovação e do empreendedorismo, para alavancar empreendimentos que gerem riqueza, sustentabilidade e impacto social positivo.
O programa é realizado no âmbito da 10ª edição do Festival Mês da Fotografia, um dos mais importantes espaços de fomento, difusão e promoção das artes visuais e da fotografia no Distrito Federal. Integra o calendário oficial de Festivais da Capital e da Rede de Produtores Culturais em Fotografia no Brasil, com notório reconhecimento a nível nacional e internacional.
Nosso Objetivo
Selecionar profissionais e equipes com potencial empreendedor para participar do processo de pré-aceleração, que contempla: ciclo de formação, imersões práticas e suporte aos empreendedores interessados.
É de nosso interesse apoiar, preferencialmente, mas não exclusivamente, modelos de negócios relacionados a atividades imagéticas, vinculadas a tecnologias ambientais, assistivas, educacionais, comunicação, processos criativos e produtos do segmento da fotografia e/ou das artes visuais.
O que o programa aborda?
O programa de pré-aceleração aborda os seguintes temas: Diagnóstico inicial do projeto/negócio; Estruturação do Modelo de Negócios; MVP – Mínimo Produto Viável; Validação do Modelo de Negócios; Análise de Mercado; Validação de Soluções; Métodos Ágeis (ferramentas); Estratégias de Negócio; Preparação para o Pitch Day.
Os conteúdos de cada temática serão apresentados por mentores no decorrer das capacitações, sendo a equipe de mentores formada por docentes da UCB e/ou convidados externos com qualificação e experiência em abordagens de temas modernos e relevantes sobre empreendedorismo cultural.
Ao final do processo de imersão em capacitações e mentorias, haverá a apresentação final (pitch day) a uma banca formada por convidados da Agência de Pesquisa e Desenvolvimento, entre eles, docentes, investidores, consultores e/ou empresários.
Que benefícios o programa oferece?
As equipes participantes recebem como benefícios: Imersão prática em conceitos de inovação e de empreendedorismo Startup; Refinamento e validação do seu modelo de negócios; Mentoria remota e/ou presencial e suporte para dúvidas; Desenvolvimento da rede de networking; Possibilidade de integração na rede de mentores da UCB; Certificação para os que tiverem participação efetiva com 75% de presença, realizarem as entregas previstas e colaborarem com as demais equipes durante o programa.
Durante o período de imersão e mentorias, os encontros serão realizados em dias úteis, 02 (duas) vezes por semana, nas modalidades presencial e/ou remota (via plataforma eletrônica Teams ou Zoom), com duração de 3h/encontro, no período vespertino (as datas e horários poderão sofrer alterações).
Quem pode se inscrever?
A participação neste Chamamento é gratuita. Podem se inscrever pessoas com potencial empreendedor e/ou com capacidades técnicas e criativas, nas áreas da fotografia e/ou das artes visuais; Empresários com negócios consolidados ou em fase de consolidação e que gostariam de desenvolver frentes de inovação aberta e contribuir com sua experiência nos circuitos de inovação para o segmento da fotografia e das artes visuais no Distrito Federal; Fotógrafos e artistas visuais com trabalhos consolidados; Docentes, estudantes, egressos e colaboradores vinculados à UCB com potencial empreendedor; Empreendedores e investidores que tenham interesse no programa de pré-aceleração.
As propostas inscritas, obrigatoriamente, devem ser de desenvolvimento no seguimento da fotografia e/ou artes visuais, e ter equipe formada por, pelo menos, 2 (dois) e no máximo 05 (cinco) integrantes, com idade superior a 18 anos.
É desejável, mas não obrigatório, que a equipe seja composta por integrantes que comprovem conhecimento técnico na área de atuação do negócio, contemplando os três principais perfis:
- Técnico: responsável pelo domínio tecnológico do negócio;
- Estratégico: responsável pela tradução e compreensão da experiência do cliente/usuário e necessidades atendidas pelo produto/serviço;
- Negócios: responsável pelo desenvolvimento do modelo de negócios e aplicação e desdobramento de recursos.
O Programa selecionará 10 projetos de novos negócios, que serão contemplados com o programa de pré-aceleração, sendo 02 vagas reservadas para projetos coordenados ou que contenham pessoas com deficiência em sua equipe principal ou que sejam coordenados por mulheres e pessoas LGBTQIAP+ .
Como devo me inscrever?
Os interessados em participar do programa deverão realizar a inscrição do seu projeto de negócio por meio do preenchimento de formulário on-line disponível no site do Festival Mês da Fotografia 2023 e nos canais de comunicação e redes sociais do Festival e da UCB, em conformidade com as disposições previstas neste chamamento.
Cada equipe deverá informar: Identificação dos integrantes da Startup, incluindo o resumo do currículo; Identificação do Negócio (descrição, segmento, aplicação, diferenciais, etc); Endereço eletrônico (link) de acesso ao vídeo case que explica a proposta de negócio da equipe, com até 3 minutos de duração.
Critérios de seleção
As equipes candidatas ao programa serão selecionadas com base nos seguintes critérios: Análise das informações sobre os integrantes da equipe; Análise das informações sobre o projeto/negócio; Avaliação do vídeo case.
Compartilhe :