O Festival traz para esta edição uma oportunidade imperdível para artistas que desejam ter suas obras reconhecidas e valorizadas. Em parceria com o prestigiado Museu Nacional da República, o Prêmio Aquisição Museu Nacional da República, no qual o artista selecionado pela curadoria do Festival juntamente com a do Museu receberá uma premiação no valor de 10 mil reais.
Em sua 10ª edição o Festival apresenta o tema “Reencontros e suas possibilidades”, colocando-se como um ativador para que a imagem fotográfica, seus autores e autoras, a partir de suas reflexões e inspirações, sejam reconhecidos e motivados a continuar a formação de um novo tempo na cultura brasileira. Pensando nisso, o festival lança nesta edição o Prêmio Aquisição Museu Nacional da República, com a premiação de aquisição de uma obra para o artista selecionado pela curadoria dentre os participantes da Exposição Coletiva.
Neste contexto, a equipe curadora ressalta a sua busca por imagens capazes de representar os desafios dos reencontros que interferem na sociedade, mostrando as realidades incontestáveis vivenciadas pelos brasileiros e enfatizando a compreensão das representações afetivas, sociais e políticas. Além disso, reinteram a importância de colocar em evidencia povos originários, negros, mulheres, população LGBTQIA+ e sujeitos dissidentes.
Foto da capa por Jorgue Dihel