Exposição Sob os pés do mundo

Sob os pés do mundo: uma experiência sensorial em Brasília

A exposição Sob os Pés do Mundo: uma experiência sensorial em Brasília, em cartaz a partir de 5 de agosto na Galeria 2 do Museu Nacional da República, integra a programação do Festival Mês da Fotografia 2025 e propõe uma imersão artística acessível a partir do olhar – ou melhor, do toque – de pessoas cegas e com baixa visão. A mostra apresenta 17 obras táteis desenvolvidas com técnicas inovadoras de decalque em silicone sobre superfícies urbanas do Distrito Federal, como calçadas e pisos táteis, revelando os caminhos cotidianos de seus autores de forma sensorial e poética.

Idealizada pelo artista visual e sociólogo Flavio Marzadro, a exposição é fruto do projeto Arte no Espaço Público x Arte como Espaço Público: Arte e Inclusão Social, realizado com recursos do FAC-DF. O processo artístico foi profundamente colaborativo: envolveu oficinas sensoriais conduzidas por Marzadro e a ceramista Geusa Joseph no Centro de Ensino Especial de Deficientes Visuais (CEEDV) e na Biblioteca Braille Dorina Nowill, reunindo mais de 50 participantes em experiências de escuta, toque e memória.

Quatro pessoas com deficiência visual compartilharam seus trajetos urbanos pela Asa Sul, Asa Norte, Planaltina e Sobradinho, que foram documentados em áudio, vídeo e georreferenciamento. Esses percursos deram origem às obras da exposição, tornando seus autores verdadeiros coautores — participantes ativos do fazer artístico, moldando as peças com suas próprias mãos.

As obras são acompanhadas por títulos em Braille, letras ampliadas, audiodescrição e paisagens sonoras gravadas nos locais de origem. Parte dos quadros estará disponível para o toque livre dos visitantes, promovendo uma experiência sensorial que convida à empatia e à escuta tátil da cidade.

Além da exposição, a programação conta com ações especiais, como um vernissage acessível no dia 5 de agosto para os participantes do projeto, e a atividade “Troca-Troca”, em 9 de agosto, onde pessoas cegas guiarão visitantes videntes numa caminhada sensorial. Neste mesmo dia, também serão oferecidas oficinas na Sociedade Bíblica do Brasil, ampliando o acesso à criação artística inclusiva.

A exposição convida o público a repensar a arte e a cidade por outras vias sensoriais, propondo um gesto político de inclusão, escuta e convivência. Uma experiência em que o corpo é o principal instrumento de percepção e a cidade, um território artístico partilhado.

 

SOBRE O FESTIVAL MÊS DA FOTOGRAFIA
O Festival Mês da Fotografia — agora oficialmente FMF — realiza uma edição especial em 2025. Com o tema “O que Vemos Quando Escutamos”, o evento reúne quatro exposições que atravessam os campos da inclusão, da ancestralidade e da criação poética. Além da mostra “Nada Sobre Nós Sem Nós!”, do projeto Vivências Inclusivas, idealizado por Juliana Peres, que oferece experiências acessíveis unindo arte, empoderamento e consciência ambiental, o FMF conta ainda com as mostras “Sob os Pés do Mundo: uma experiência sensorial em Brasília”, de Flavio Marzadro, trazendo a deficiência como potência estética e sensível, “Sons da Terra: Começo, Meio e Começo”, do Ògan Assogbá Luiz Alves, e “Nego Fugido”, do fotógrafo franco-italiano Nicola Lo Calzo. Ambas mergulham nas tradições afro-brasileiras, reencenando memórias, gestos e territórios ancestrais. propondo novas formas de escuta e percepção visual.

 

Serviço:
Exposição
Sob os Pés do Mundo: uma experiência sensorial em Brasília
Data: de 05/08 a 07/09
Horário de visitação: de terça a domingo, das 9h às 17h
Dinâmica Troca-Troca conduzida pelo grupo Teatro no Escuro (Olho no Lance)
09/08
Horário: das 14 às 16h
Local: Galeria 2 – Térreo do Museu da República
Entrada Franca

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Compartilhe :

Exposições 2023

Pular para o conteúdo