Exposição Mosaico FotoDesejo celebra a democracia e a força feminina

Mostra apresenta o resultado de uma intervenção fotográfica de fotógrafas mulheres no dia da posse do presidente Lula

No dia primeiro de janeiro de 2023 fotógrafas mulheres se muniram de suas câmeras fotográficas para registrar a posse do presidente Lula. Encabeçando o projeto as fotógrafas Eliária Andrade, Evelyn Ruman, Luludi Melo, Márcia Zoet, Mônica Zarattini e Silvia Zamboni. Utilizando câmeras tipo “polaroides”, elas e mais setenta profissionais se mobilizaram neste dia, no Brasil e no exterior, para documentar a Posse da Democracia. No Brasil, as fotógrafas se concentraram em Brasília e no ato #8M.

Na ocasião foram retratadas mais de 200 mulheres, que também gravaram depoimentos potentes registrando suas vozes e opiniões em vídeo. Além disso, cada uma escreveu seus desejos de futuro para este governo, intervindo na própria imagem com total liberdade para manifestar seus sonhos e esperanças. Os registros foram transformados em um grande Mosaico que poderá ser apreciado pelo público a partir do dia 3 de agosto, na sala II do Museu da República, no dia da festa de abertura do Festival Mês da Fotografia.

Essa combinação de imagens e palavras que cria a obra coletiva FotoDesejo é um projeto que já vem sendo desenvolvido por Evelyn Ruman desde 2011 como uma forma de mostrar o papel fundamental das mulheres nessa jornada pela democracia e igualdade.

A Exposição Mosaico FotoDesejo será uma oportunidade única para apreciar o resultado desse trabalho coletivo e testemunhar o poder da fotografia como forma de transformação social. Convidamos todos a visitarem o Museu Nacional da República em Brasília e se inspirarem com as imagens e histórias que serão compartilhadas.

Data: 03 de agosto a 10 de setembro

Local: Museu Nacional da República, Sala 02

Horários: Abertura às 19h e de Terça a Domingo das 9h às 18h

 

Compartilhe :

Exposições 2023

Pular para o conteúdo