O Festival Mês da Fotografia recebe cerca de 5.000 fotos e cria expectativas para a divulgação dos selecionados.
O Festival Mês da Fotografia agradece o recebimento de mais de 5.000 fotos enviadas para participar da exposição coletiva, distribuídas entre as categorias Individual, Ensaio, Inclusiva e Jovem. Este marco nos enche de orgulho, pois reforça o propósito do evento em promover a arte visual como um movimento que fomenta a diversidade cultural, a expressão pessoal e a valorização da memória. Esses dados representam um grande avanço e nos mostram que não estamos sozinhos nessa caminhada. É gratificante perceber a existência de milhares de artistas, incentivadores e apreciadores que desejam evidenciar a transcendência da arte visual para a evolução cultural.
No último dia 30, encerramos as inscrições com uma impressionante marca de mais de 1.000 participantes inscritos. Atualmente, as obras estão passando pelo processo de curadoria, onde serão selecionadas aquelas que farão parte da tão aguardada exposição coletiva, programada para ocorrer durante todo o mês de agosto e início de setembro no Museu Nacional da República. Nossa aspiração é que o propósito do Festival, se materialize em uma exposição inovadora, preenchida por novos reencontros. Queremos enxergar por meio das imagens, os mais variados desejos, sonhos e reflexões conectadas a vida, representando aquilo que está vivo em todas as instâncias, e que são potencializadas por serem presença enquanto imagem, no sentido mais amplo, aberto e plural que temos hoje.
A equipe de curadoria está entusiasmada com as perspectivas e narrativas encontradas nas obras enviadas. Acredita-se que possuímos narrativas poderosas e conectadas com a ampla gama do campo da imagem. Especialmente neste momento em que a sociedade passa por transformações significativas no âmbito sociopolítico e cultural, o Festival Mês da Fotografia possui um papel que vai além da avaliação técnica das fotografias. Através dessa oportunidade e capacidade de criar e agregar grupos dissidentes, nosso objetivo é proporcionar uma percepção de outras possibilidades de debater e refletir sobre a realidade que se apresenta diante de nós.
O Festival busca ser um espaço de discussão e questionamento, impulsionando a abordagem de temas relevantes e estimulando diálogos críticos por meio da fotografia. Queremos expressar nossa gratidão pela participação e confiança depositadas neste processo. Como um Festival comprometido com a promoção de ações afirmativas em prol da arte, valorizamos a persistência dos artistas, especialmente em um país que muitas vezes não reconhece o trabalho artístico. É inspirador saber que existem milhares de pessoas que ainda acreditam em um futuro em que a necessidade da arte será apoiada e constantemente reinventada através das diversas formas de criatividade e experiências existentes. É assim que a arte permanece viva! Em breve, anunciaremos a data em que a seleção feita pela nossa equipe de curadoria será divulgada.