Exposição Coletiva alcança recorde de inscrições com mais de 1.000 artistas participantes

Após 5 meses, a Exposição Coletiva do Festival Mês da Fotografia bate recorde de inscrições e inicia o processo de curadoria dos trabalhos artísticos.

No dia 30 de abril, encerrou-se o período de inscrições para a Exposição Coletiva do Festival Mês da Fotografia, que acontecerá na Galeria Térreo do Museu Nacional da República entre os dias 3 de agosto e 10 de setembro de 2023. E os números surpreenderam a organização: foram mais de 1.000 inscrições registradas, um recorde do Festival. A seleção dos participantes será realizada por uma equipe de Curadoria que visa a inclusão de diferentes artistas visuais.

A décima edição do Festival Mês da Fotografia é uma oportunidade única para fotógrafos e artistas visuais exibirem seus trabalhos na Exposição Coletiva. Com foco no campo documental e artístico, os participantes dentro das categorias; Individual, Ensaio, Jovem e Inclusiva, participam com ensaios, séries e narrativas visuais para compor a Galeria do Museu Nacional. Em parceria com o Museu Nacional, o Festival oferece um prêmio no valor de 10 mil reais para um artista selecionados. Essa novidade é uma forma de valorizar e incentivar a produção artística e fotográfica no Brasil, estimulando novas ideias e descobrindo novos talentos.

Historicamente, a Comissão de Seleção e Curadoria da Exposição Coletiva é composta por profissionais altamente capacitados das áreas de fotografia e artes visuais. Para essa edição, a Curadoria será composta pelas artistas visuais Ana Lira, Lívia Aquino e coordenada pela fotógrafa Denise Camargo. Juntas, pretendem encontrar trabalhos que incorporem o tema do Festival, “Reencontros e suas Possibilidades” pois, acreditam que através dele, é possível refletir sobre novas maneiras de se reencontrar, expressar sonhos, ideias e conexões que vão compor uma exposição criativa, diversa e representativa.

A Exposição Coletiva oferece, aos profissionais e amadores, uma oportunidade para compartilhar seus olhares fotográficos e serem reconhecidos e valorizados por seus trabalhos. Sabendo disso, Denise Camargo, afirma que a exposição é uma oportunidade de acessar com muito respeito a produção de diversos artistas em torno de um único tema. Ana Lira e Lívia Aquino, destacam o compromisso do Festival em contribuir para a melhoria das condições de criação dos artistas, bem como, a importância em dialogar com as obras apresentadas, pois representam um panorama do atual do cenário sociocultural do Brasil.

O compromisso do Festival Mês da Fotografia, em promover imagens que inspirem novas possibilidades de encontro na sociedade, é reforçado pelo sucesso da Exposição Coletiva. Com mais de 500 inscrições para a categoria Individual, 340 para a categoria Ensaio, e 156 para a categoria Jovem, além de uma notável procura pela categoria Inclusiva, as curadoras destacam a interdisciplinaridade e amplitude de compreensão do tema desta edição, como fatores chave para o recorde de inscrições.

Com o objetivo de apoiar a produção artística e fotográfica brasileira, torna-se essencial a valorização dos trabalhos que serão apresentados na galeria térreo do Museu Nacional, durante os dias 3 de agosto a 10 de setembro. É uma oportunidade única para reconhecer o talento e a criatividade dos artistas, e para celebrar as diversas formas de expressão fotográfica presentes em nosso país. Convidamos a todos a participar desse evento, seja visitando a galeria pessoalmente, ou divulgando a exposição em suas redes sociais e comunidades, ajudando a promover a valorização da cultura e da arte brasileira.

 

Foto da capa por Michelle Bastos

Compartilhe :

Exposições 2023

Pular para o conteúdo